Quarta-feira, 4 de Novembro de 2009

aguia real

 

Águia real

 

 

Habitat

 

Espécie que nidifica essencialmente em habitats rupícolas (rochosos), no entanto, se estes meios escassearem, pode construir os seus ninhos em grandes árvores. Na Península Ibérica aproximadamente 90% dos casais constroem os seus ninhos em meios rupícolas. Pode nidificar desde o nível do mar até altitudes superiores aos 2.000 metros. Contudo, na Península prefere claramente as áreas montanhosas e com menor pressão humana.

Alimentação

 

Alimenta-se de mamíferos, aves e répteis de tamanho médio, podendo recorrer de igual modo a animais mortos. Na maior parte das situações, as principais presas consumidas são coelhos, lebres e várias espécies de galiformes. Captura com alguma frequência outras espécies de predadores, como raposas ou genetas. Geralmente, captura as suas presas no solo, caçando preferencialmente em áreas abertas, evitando zonas muito arborizadas.

 

 

Reprodução

 

A águia-real é uma espécie monogâmica, que realiza apenas uma postura por ano, sendo normalmente constituída por dois ovos (por vezes um ou três). As aves incubam os ovos durante 43-45 dias. Este trabalho é feito por ambos os elementos do casal, contudo a fêmea permanece mais tempo no ninho. O ninho é constituído por uma pilha de ramos e outro tipo de materiais vegetais.

Movimentos

 

Na Europa Ocidental é sobretudo, uma espécie residente, ainda que os indivíduos jovens possam realizar movimentos de dispersão com alguma amplitude. Alguns casais podem fazer movimentos diários de maior extensão, como por exemplo um casal residente na Ilha Rathlin (Irlanda do Norte) que regularmente percorre 22 km até Kintyre para caçar.

publicado por rainhasdoceu às 09:12
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Novembro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. aguia real

. videos de aguias a caçar

. aguia-de-botas

. o ninho das águias

. aguia buteo buteo

. O voo da águia

.arquivos

. Novembro 2009

. Outubro 2009

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds